Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Quinta-Feira, 13 Agosto 2020, 09:45

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





GRATER em conferência sobre empreendedorismo

A Associação de Desenvolvimento Regional GRATER esteve presente no Projeto “Co(E)mpreender: Empreendedorismo e Criação de Emprego – Como fazê-lo em mercados pequenos?”, promovido pela AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, nos dias 26 e 27 de Outubro,
O evento, que surgiu no âmbito de uma parceria com o ISCTE-IUL, foi repartido entre os auditórios da Escola Secundária Tomás de Borba e do Pólo de Angra da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo.
Diversas personalidades, empresários, e responsáveis por entidades públicas marcaram presença. Ao longo de dois dias, além da conferência, composta por diversos painéis, mesa redonda, decorreram ainda workshops sobre a temática do empreendedorismo.
A GRATER apresentou a estratégia do Eixo 3 do PRORURAL, nomeadamente a importância das políticas públicas, dos sistemas de incentivo e da banca na criação de emprego.
Neste encontro, a GRATER deu a conhecer o papel da associação no apoio à diversificação da economia e na criação de emprego em meio rural, medida 3.1., e à melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais, medida 3.2.
 
Apoios até 60%
do investimento
 
Acções que, por seu turno, visam a diversificação de actividades não agrícolas em explorações destinadas a agricultores com uma taxa de financiamento de 60%; e a criação e desenvolvimento de microempresas e o incentivo de atividades turísticas e de lazer no espaço rural, cujas taxas de taxas de comparticipação podem atingir os 40% (sem criação de posto de trabalho), 50% (criando um posto de trabalho) ou até 60% (caso sejam criados dois ou mais postos de trabalho).
Além dos critérios de elegibilidade e dos requisitos necessários, foi informado ainda que os projectos enquadrados nestas medidas do eixo 3 do PRORURAL podem ser apoiados com investimentos entre os 2.500 euros e os 150 mil euros.
Os participantes foram ainda elucidados no encontro “Co(E)mpreender: Empreendedorismo e Criação de Emprego” sobre a forma como o processo é conduzido, nas suas diferentes fases, pela Associação de Desenvolvimento Regional GRATER.



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2020