Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OKLer mais
A GRATER é uma associação privada sem fins lucrativos composta no seu corpo associativo por 92 associados, 32 entidades públicas e 60 entidades privadas.
As entidades públicas são as três (3) câmaras municipais dos municípios pertencentes ao Território de Intervenção e 29 juntas de freguesia.
As entidades privadas são:
12 IPSS (das quais 4 Santas Casas da Misericórdia, 3 casas do povo e 5 outras entidades);
16 Associações sem fins lucrativos (5 do ramo agrícola, 7 culturais, 1 do setor das pescas, 1 ligada ao ambiente, 1 de jovens e 1 desportiva);
7 Cooperativas (5 do ramo agrícola, 1 cultural e 1 ligada ao setor das pescas);
9 Empresas em nome coletivo;
10 Empresários em nome individual;
3 Pessoas singulares;
1 Fundação;
1 Câmara do Comércio;
1 Instituto ligado à cultura.
A estrutura associativa da GRATER é constituída pela Assembleia-geral, pelo Conselho Fiscal e pelo Conselho de Administração.
A Assembleia-Geral é o órgão de supervisão geral a quem compete, entre outros: eleger ou destituir os membros da mesa da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal; deliberar sobre a admissão, suspensão e exclusão de associados; aprovar e alterar os estatutos e os regulamentos internos; definir e aprovar Estratégias de Desenvolvimento Local (EDL) que reflitam as necessidades e as potencialidades do território.
O Conselho de Administração é o órgão executivo responsável pela coordenação geral da GRATER e concretização dos programas a que esta se candidate.
O Conselho Fiscal tem como responsabilidade controlar e supervisionar as atividades.
Na Assembleia Geral da GRATER realizada em 10 de dezembro de 2025 foram eleitos os órgãos sociais para o mandato 2026-2027, designadamente:
Assembleia-Geral
Presidente – Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, representada por António Reis. Vice-Presidente – Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, representada por António Bento Barcelos. Secretário – Santa Casa da Misericórdia da Vila de Santa Cruz da Graciosa, representada por Adelaide Medina Teles.
Conselho de Administração
Presidente – Município da Praia da Vitória, representado por Paula Cristina Borges de Sousa. Vice-Presidente – Município de Angra do Heroísmo, representado por Fátima da Conceição Lobão Santos da Silveira Amorim. Vice-Presidente – Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, representada por Tiago Ormonde. Tesoureiro – Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, representada por Diego Pereira Aguiar. Secretário – Cooperativa BioAzórica, representada por Mónica Rocha. 1º Suplente – Os Montanheiros, representados por Paulo José Mendes Barcelos 2º Suplente – Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, representa por José Aurélio Almeida.
Conselho Fiscal
Presidente – Associação Agrícola da Ilha Terceira, representada por José António Azevedo. Vogal – Junta de Freguesia da Luz, representada por Luís Correia. Vogal – José Almerindo Evangelho Costa. 1º Suplente – José Tomás da Cunha e Filhos, LDA representada por Luís Vasco Picanço da Cunha. 2º Suplente – Associação de Pescadores da Graciosa, representada por Fátima Bettencourt Rosa