Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Domingo, 25 Julho 2021, 12:51

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





Associação GRATER possui a mais representativa zona de influência dos Açores

 


As conclusões do Relatório de Execução de 2011 do PRORURAL sublinham que a associação de desenvolvimento regional das ilhas Graciosa e Terceira, no que se refere à distribuição regional, tem a "mais representativa" zona de influência "concentrando 41% das candidaturas rececionadas até ao final de 2011, a que corresponde um investimento total na ordem dos 1,7 milhões de euros. Valor que corresponde a 59% do investimento total.


A taxa de compromisso da GRATER, em Julho de 2012, na maioria das acções ronda os 70%, à excepção das acções 3.1.3 (Incentivo a actividades turísticas e de lazer no espaço rural) e 3.2.2 (Conservação e valorização do património rural), sendo que nesta última a taxa é de cerca de 65%, uma taxa bastante razoável. É de evidenciar que os dados referidos foram calculados com base na despesa pública.

Como se pode comprovar, para além da taxa de compromisso acompanhar um nível excelente de aprovação, a maioria das acções, à excepção da 3.1.3, não possuem verba para abrir um novo aviso de abertura com os montantes máximos elegíveis previstos pela portaria.

Após a aprovação dos projectos em análise, as taxas de compromisso da GRATER estão expostos no gráfico anexo.

Desta forma, e dado os valores apresentados, a GRATER espera poder receber um reforço financeiro à ELD (Estratégia Local de Desenvolvimento) da GRATER para que o Órgão de Gestão decida como agir em termos de abertura de novos avisos.

Após reunião mantida entre os GAL (Grupos de Acção Local) e a Direcção Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura (DRACA), ficaram acordadas alterações ao PRORURAL (Eixo 3), entre elas, alterações dos montantes máximos de investimento; das taxas máximas de financiamento; e das transferências de verbas entre GAL.


Estas são medidas que visam aumentar as taxas de compromisso e de execução para que no final do programa estas estejam o mais próximo possível dos 100%.




  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2021