Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Domingo, 25 Julho 2021, 13:04

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





Execução do PRORURAL nos Açores acima da média europeia

A execução do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores (PRORURAL) era de 54,4% no final de 2011, valor que coloca o arquipélago “acima da média” europeia.

As conclusões foram avançadas por Fátima Amorim, Diretora Regional dos Assuntos Comunitários da Agricultura e simultaneamente gestora do PRORURAL, no âmbito da VI Reunião do Comité de Acompanhamento do PRORURAL, que decorreu a 21 de Junho na Horta, Faial.

A responsável adiantou ainda que os Açores apresentam mesmo a melhor execução do programa a nível nacional.

Até à data, indicou, “já atingimos praticamente os 200 milhões de euros de pagamentos da Região, o que são valores significativos para a nossa economia”.

 

Aproveitamento

Ao “máximo”

 

Fátima Amorim considerou que os produtores, os agricultores e a população das zonas rurais do arquipélago “têm aproveitado ao máximo” os recursos financeiros colocados à sua disposição através do PRORURAL, que tem apoiado a criação de microempresas e de emprego naquelas zonas, o que é “fundamental na época que atravessamos”.

O Comité de Acompanhamento certifica-se da eficácia da execução do PRORURAL, sendo especialmente responsável pela avaliação periódica dos progressos verificados no sentido da realização dos objetivos específicos do programa, pelo exame dos resultados da execução e, especialmente, da realização dos objetivos fixados para cada eixo e as avaliações contínuas.

No âmbito da sua sexta reunião anual, o Comité de Acompanhamento do PRORURAL visitou igualmente projetos cofinanciados por este programa na ilha do Faial, assistindo a uma mostra de produtos locais resultantes do financiamento a empresas do setor privado.

 

322 milhões de euros

entre 2007 e 2013

 

Elaborado pelo Governo dos Açores, em parceria alargada com diversas entidades públicas e privadas, o PRORURAL define a estratégia regional de desenvolvimento rural para o período 2007-2013, respetivos objetivos e meios para a sua concretização, sendo comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de desenvolvimento Rural (FEADER).

A despesa pública estimada para os sete anos (2007-2013) de vigência do PRORURAL ronda os 322 milhões de euros, a que corresponderão cerca de 274 milhões de euros de contribuição FEADER.



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2021