Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OKLer mais
Os caminhos do futuro fazem-se em parceria e em linha com uma sociedade verde, ambientalmente sustentável. Com base nessas duas premissas, a GRATER e a ADELIAÇOR uniram-se em torno do projeto “Pegada Ambiental”, com foco na minimização da produção de lixo e na diminuição do consumo energético. Pretendia-se, assim, sensibilizar para a importância da mudança de hábitos de consumo, por forma a reduzir a pegada ecológica.
O projeto, iniciado em 2013, teve vários públicos e beneficiários. Foi o caso das autarquias de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa, a quem foram cedidas viaturas para uso das entidades responsáveis pela gestão dos resíduos. Foram onze “aspiradores urbanos”, construídos na ilha Terceira. Ao mesmo tempo, foram distribuídos milhares de pacotes de açúcar em papel reciclado por todo o canal HORECA das ilhas Graciosa e Terceira.
O investimento, no valor de 52.612,63 euros, integrou também ações de sensibilização e publicidade. Houve, no entanto, uma aposta que ainda hoje dá cartas na promoção das boas práticas ambientais. Chama-se Major Planeta e é a mascote que, pelas escolas e em vários eventos na ilha Terceira, alerta para a necessidade de poupar energia elétrica em casa. A figura, criada no âmbito da iniciativa “Desliga a luz, liga-te ao planeta”, chama a atenção para os impactos do consumo de eletricidade, quer no meio ambiente, quer nos orçamentos familiares.
A campanha, que remonta a 2014, contou ainda com um vídeo promocional exibido em ambiente escolar e nos cinemas, bem como com a distribuição de autocolantes. Era possível, ainda, visitar um sítio na internet com dicas de poupança e curiosidades, uma página nas redes sociais onde se fazia o acompanhamento das atividades, e jogar um jogo para telemóveis. Tudo para ser mais fácil aprender a ser ambientalmente consciente.