Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Quinta-Feira, 13 Agosto 2020, 09:27

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





Inverter contracção económica

O ano de 2013 vai ser seguramente marcado por uma acentuada (ou reforçada) contração económica, com redução do poder de compra e de capacidade de investimento de particulares e empresas, o que resulta naturalmente numa quebra do ânimo empreendedor.
Compete a uma associação de desenvolvimento regional como a GRATER, que tem como principal actividade a gestão dos eixos 3 e 4 do Programa para o Desenvolvimento Rural da Região Autónoma dos Açores – PRORURAL, e também no âmbito da Estratégia Local de Desenvolvimento, contribuir para que se inverta a tendência referida, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento rural e à melhoria das condições de vida das populações dos concelhos que integram a sua área de atuação.
O ano de 2013 corresponde ainda ao último ano do período de programação 2007-2013 da política da União Europeia de desenvolvimento rural, comparticipado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.
Estes aspectos exigiram, pois, cuidados redobrados na elaboração do Orçamento, Plano de Atividades e Plano para Aquisição de Competências e Animação para 2013, recentemente aprovados por unanimidade na Assembleia Geral da GRATER.
É neste contexto que o presente número da Revista GRATER assume particular importância.
Por outro lado, esta edição destaca assertivamente actividades relevantes.
Falo da candidatura do Centro Comunitário de São Sebastião, com localização privilegiada na geografia da ilha Terceira, ao pedido de financiamento que permitirá equipar diversas salas, designadamente sala de formação, sala multimédia e biblioteca, adaptando-as à prática de actividades de apoio social, imprescindíveis no período conturbado que atravessamos.
Falo da colaboração da GRATER na conferência e workshops realizados no mês de Outubro no âmbito do projecto ‘Co(e)mpreender – Empreendedorismo e Criação de Emprego: Como fazê-lo em mercados pequenos?’
Falo ainda da participação desta associação no projecto transnacional ‘Inter Vitis’, que visa a divulgação do património enoturístico através, entre outras iniciativas, da criação de rotas comuns no espaço europeu.
Para além disso, releva-se o trabalho exemplar de um associado da GRATER, o Clube Naval da Praia da Vitória, prestes a celebrar o quadragésimo aniversário ao serviço das actividades náuticas no concelho da Praia da Vitória.
 
Hugo Rosa



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2020