Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Domingo, 25 Julho 2021, 12:39

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





GRATER inaugurou nova sede na Praia

A nova sede da GRATER fica no n.19 da Rua do Hospital. Já esteve onze anos na Vinha Brava, em Angra do Heroísmo, depois cinco anos na Vila Nova, sempre em espaços cedidos. Agora, pela primeira vez, a GRATER possui instalações próprias no centro da Praia da Vitória.

A inauguração da sede da Associação de Desenvolvimento Regional das ilhas Graciosa e Terceira aconteceu a 19 de Dezembro.

Na cerimónia, o presidente do conselho de administração da GRATER, Paulo Messias, destacou a importância da nova e moderna infra-estrutura que refere potenciar o trabalho desenvolvido pela instituição: “estamos confiantes que este novo espaço irá contribuir para uma melhoria nas condições de trabalho dos funcionários, como também para a melhoria do trabalho que prestamos a todos os nossos associados, promotores e sociedade”.

 

Sala multimédia

e portal de internet

 

Além da sede, outras das novidades apresentadas pela GRATER vai para a mudança de horário de funcionamento da associação em 2012, a criação de uma sala multimédia para realização de reuniões, formações, workshops, conferências e para novo o portal da associação, disponível no mesmo endereço electrónico, em www.grater.pt.

Condições que, perante as actuais restrições financeiras querem “dinamizar a economia local”. Isso mesmo sublinhou Paulo Messias, no seu discurso de apresentação das novas instalações da GRATER, referindo que é preciso “optimismo” para “melhorar a qualidade de vida das zonas rurais das ilhas Terceira e Graciosa” candidatando, para esse fim, junto da associação, projectos que podem ser financiados por apoios comunitários.

Esta foi aliás a ideia defendida pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, presente igualmente na inauguração da nova sede.

“A única maneira de injecção de capital na economia passa pelo reaproveitamento dos fundos comunitários, quer ao nível dos municípios, quer a nível de empresas, instituições e associações”, realçou.

O edil destacou o “papel extraordinário” da GRATER ao “permitir, com pequenos contributos, grandes iniciativas, gerando empresas e empregos”.

 

Credibilidade

da GRATER

 

No campo do apoio financeiro, o papel da Associação de Desenvolvimento Regional representa um recurso com créditos firmados: “ninguém duvida da credibilidade da GRATER”, disse Paulo Messias: “somos uma associação com provas dadas no território. Ajudamos a criar novas empresas, novos empregos e a valorizar e conservar o nosso património natural, edificado e cultural, bem como a apoiar a promover as potencialidades dos nossos produtos locais”, exemplificando com a “Feira de Sabores da GRATER” ou a abertura da loja “Espaço Açores - Tradição e Gourmet” em Lisboa com produtos açorianos.

Os próximos projectos vão centrar-se, disse o responsável, na área do turismo activo e da criação de rotas vitivinícolas na promoção do vinho local.

 

 




 

Em 487 projectos aprovados

Dezassete milhões de euros

em dezasseis anos de GRATER

 

Criada em 1995, a GRATER já permitiu um investimento de 17 milhões de euros na sua área territorial de intervenção: as ilhas Terceira e Graciosa.

O presidente do conselho de administração deste grupo de acção local (GAL), Paulo Messias, apresentou as contas: “nestes dezasseis anos, a GRATER geriu apoios comunitários no valor de 17 milhões de euros, com aprovação de 484 projectos e a criação de 71 empresas e 230 postos de trabalho”.

Valores que tem surgido ao longo das várias abordagens aos programas comunitários LEADER, entre eles, o mais recente, “mais complexo, mas também mais transparente”, que possibilitou à associação um bom desempenho: “temos uma taxa de compromisso muito perto dos 100 por cento e uma taxa de execução bastante promissora, na ordem dos 35 por cento”.



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2021