Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Segunda-Feira, 26 Julho 2021, 22:25

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





GRATER promoveu gastronomia local nas Festas da Praia da Vitória


A GRATER, no âmbito da Abordagem LEADER do PRORURAL (Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores), promoveu um “Showcooking” na Feira da Gastronomia das Festas da Praia da Vitória que visou, sobretudo, dar a conhecer os pratos típicos locais, o seu modo de confecção, as receitas envolvidas através da demonstração vivo dos mesmos.

 

A participação na “Feira Sabores do Atlântico” arrancou na sexta-feira, 29, com a presença da Confraria da Alcatra, cooperativa Bioazórica, restaurante “O Pescador” e “Quinta do Martelo” e das pastelarias “O Forno” e “Mimos”. O certame gastronómico, integrado na “XII Feira de Gastronomia do Atlântico” decorreu até Domingo, dia 7 de Agosto, tendo o espaço da GRATER estado aberto das 20H00 às 23H00.

A iniciativa pretendeu igualmente promover o “Espaço Açores-Tradição & Gourmet”, localizado em Lisboa, pertencente às associações de desenvolvimento local dos Açores GRATER, ARDE, ASDEPR e ADELIAÇOR, que comercializa produtos açorianos.

Ao longo dos dias das festividades, várias foram as demonstrações de culinária realizadas no local, bem como provas e explicações dadas às pessoas que acorreram ao stand do “Showcooking” promovido pela GRATER em parceria com a organização da “Feira de Gastronomia do Atlântico” de 2011.

 




No início e fim do “Showcooking”

Confraria da Alcatra

apresentou carne e peixe

A Confraria da Alcatra abriu e fechou o “Showcooking” organizado pela GRATER na “Feira de Sabores do Atlântico” 2011.

Segundo Duarte Fournier, existiu um “feedback muito bom. Tivemos muita participação. Houve, sobretudo, muita curiosidade”. Para o responsável pela Confraria da Alcatra houve o cuidado de “despertar as pessoas para a não adulteração do prato”: “por isso usámos as receitas mais tradicionais e os ingredientes mais genuínos”.

Além da tradicional alcatra de carne, a Confraria quis mostrar que a alcatra é igualmente um modo de confeccionar, tendo apresentado, na sua segunda exibição, uma alcatra de peixe. Duarte Fournier relembra que, além destas, existem as alcatras de feijão, de fava, de coelho bravo ou a alcatra de “matracoses” que na ilha, explicou: “as pessoas usam para temperar as Sopas do Espírito Santo”.

 



Inovação à mesa

Cooperativa Bioazórica

na promoção do vegetariano

“Apresentámos uma culinária vegetariana”, explicou o responsável pela cooperativa Biozórica que marcou presença, por duas vezes, no “Showcooking” da “Feira de Sabores do Atlântico” 2011. Francisco Diniz disse ser “ainda um pouco inovação aquilo que fazemos”, mas espera que futuramente também a dieta vegetaria possa ser um “hábito e uma tradição”.

“Apostámos muito nas plantas aromáticas: salsa, alecrim, coentros, manjericão, tomilho”, explicou, mas cima de tudo “acentuámos a tónica da alimentação saudável, mas com sabor”.

Apresentaram sopas, saladas biológicas e sobremesas: “houve muito interesse por parte das pessoas que nos fizeram muitas perguntas”.

Esta iniciativa, sublinhou, serviu igualmente para promover os produtos biológicos da Bioazórica junto dos consumidores.

 




Caldeirada de Peixe

Prato do showcooking

chamou pessoas ao “O pescador”

A caldeirada de peixe confeccionada pel ´ “O Pescador” no Showcooking serviu de cartaz promocional deste espaço de restauração localizado na Praia da Vitória: “o prato que levámos acabou por chamar pessoas ao restaurante nos dias seguintes, disse o responsável pelo “Pescador”, José Almerindo. O gerente considerou ter sido uma experiência “muito positiva” que acabou por gerar um “convívio muito interessante” para o pessoal do restaurante que acabou por se estrear neste género de iniciativas de demonstração de culinária ao público.

“As pessoas aderiram, provaram a nossa comida e fizeram perguntas e comentários”, disse, acrescendo que “esta é uma iniciativa que se deveria repetir para o ano”.

 



Confecção e história

Pastelaria “O Forno”

contextualizou bolos D. Amélias

Tratou-se do primeiro “Showcooking” em que participou a pastelaria “O Forno”. A sua proprietária, Ana Maria Costa, refere ter sido uma iniciativa “muito interessante”.

“Enquanto confeccionávamos as miniaturas dos bolos Donas Amélias, fui explicando notas históricas acerca d´ “O Forno”. À medida que ia falando, as pessoas aproximavam-se do espaço e ficavam para provar. Acabou, penso eu, por se criar um ambiente agradável”.

A empresária reconheceu a importância de eventos como este, uma vez que, conta, proliferam na comunicação social “programas e concursos de culinária” que atraem os consumidores.

 



Sopa de Peixe de São Mateus

“Quinta do Martelo”

levou prato premiado

A Sopa de Peixe à Moda de São Mateus foi o prato que o restaurante “Quinta do Martelo” levou ao “Showcooking”. Trata-se de uma receita premiada que, para o seu gerente, Gilberto Vieira, quis mostrar “a simplicidade da nossa gastronomia, a qualidade dos nossos produtos do mar e da terra e a miscelânea de gostos e sabores que resultam da sua aculturação culinária”.

O proprietário explicou que esta sopa arrecadou, em 1997 e 1998, o prémio “Gastronomia Património Cultural”, um galardão ao nível nacional.

“As pessoas gostaram de ver como preparámos a sopa, desde o consertar do peixe, à confecção da receita e da prova”, disse, adiantando que “o truque da boa gastronomia é ela passar de mão-em-mão”.

 



Receita recuperada

“Mimos” apostou

no bolo “Conde da Praia”

Para João Rocha, gerente da pastelaria “Mimos”, instalada na cidade da Praia da Vitória, a presença do estabelecimento no showcooking da “Feira Sabores do Atlântico 2011”, no decurso das festas concelhias foi importante na divulgação de um doce em que estão a fazer aposta: a queijada Conde da Praia. Uma receita que, mais habitual em formato de pudim, recuperaram e que estão a comercializar em bolo de pequenas dimensões. O responsável defende que a iniciativa de demonstração gastronómica ao vivo deve ter seguimento no próximo ano: “no meu caso, as pessoas aderiram muito, acabando por ser uma experiência muito positiva, a repetir, na minha opinião”.



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2021