Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Domingo, 25 Julho 2021, 12:43

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





GRATER: Uma Janela de Oportunidades

Às portas de novas Eleições Europeias ainda existem muitos de nós que não fazem planos, ou sequer pensam na possibilidade, de participar neste acto eleitoral. Se a “tradição” se mantiver, de entre os 9 milhões de eleitores chamados a eleger os 21 deputados nacionais, só cerca de 40% o farão, o que é o mesmo que dizer que a abstenção para estas eleições costuma superar os 60%.
Um distanciamento evidente entre o eleitorado e essa Europa de que fazem parte, sem o sentirem realmente, até porque muitas vezes não sentem que esse estatuto tenha impacto real nas suas vidas.
No entanto é indesmentível que Portugal mudou e muito, desde 1 de Janeiro de 1986, quando se tornou membro efectivo da União Europeia.
Contudo, e apesar dos fundos estruturais a que o país e a região tiveram acesso, nomeadamente entre 1986 e 1991, esse afastamento tem sido persistente e consistente.
No entanto há oásis de esperança para tornar esse sonho europeu mais próximo. Sempre que o lema “Pensar global, agir local” superintende às iniciativas europeias os resultados tornam-se mais palpáveis, transformados em janelas de oportunidade.
Um desses oásis entre nós é, sem dúvida, a GRATER. Criada para implementar e gerir a iniciativa comunitária LEADER (Leader II) nas ilhas Graciosa e Terceira, tem concretizado, através dos seus inúmeros e diversos projectos, o desígnio de incentivar estratégias originais de desenvolvimento sustentável, apoiando centenas de novos projectos, apostando na criação de novas empresas e novos postos de trabalho.
Os temas propostos nesta edição são exemplo claro desse dinamismo e dessa eficácia de acção real no terreno e na mudança do rosto do nosso tecido empresarial, nomeadamente em espaço rural.
A criatividade dessa acção fica também plenamente evidente nesta edição: desde projectos inovadores de formação como os do Projecto Exemplar, passando por cursos de vinho ou protocolos de animação turística, a acção da GRATER pauta-se pelos seus resultados e pela credibilidade que estes lhe granjearam.
Volvidos dezanove anos a GRATER concretiza, projecto a projecto, o sonho europeu com um rosto e alma marcadamente açorianos.
 
Guido Teles
Vice-presidente da GRATER



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2021