Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais

Quinta-Feira, 13 Maio 2021, 07:15

  Login:     Password:       

   Divulgação e Notícias





GRATER ENTREGOU «ASPIRADORES URBANOS»

A GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional entregou no dia 31 de Julho, «Aspiradores Urbanos» aos municípios do território da sua intervenção, respectivamente, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Santa Cruz da Graciosa.
Trata-se de um projecto com um investimento total no valor de 52.612,63 euros.
A cerimónia decorreu no espaço da tenda Praia da Vitória, junto à Marina, onde foram assinados os protocolos entre a GRATER e os municípios beneficiários da cedência de 11 viaturas, nomeadamente quatro aos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo; quatro à Praia Ambiente; e três à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
A presente iniciativa surge no âmbito de um projecto de cooperação interterritorial apoiado pelo Eixo 4 do PRORURAL intitulado “Pegada Ambiental”, que surge em parceria com a Associação de Desenvolvimento Regional ADELIAÇOR, que visa a promoção ambiental, junto da população local e de grupos alvos específicos, com o objectivo de sensibilizar para minimizar a problemática da gestão de resíduos sólidos e urbanos com vista a um desenvolvimento económico sustentável.
            Em declarações aos jornalistas na cerimónia de entrega dos equipamentos, o vice-presidente do conselho de administração da GRATER, Paulo Messias, salientou que além das viaturas, o projecto “é composto também por várias acções de sensibilização junto das populações, entre elas, outdoors, spots publicitários, pacotes de açúcar com frases apelativas à reciclagem, etc.”.
            O responsável explicou que a estrutura destes “Aspiradores Urbanos” foi, na sua maioria, construída localmente, como estratégia de desenvolvimento económico: “uma parte grande deste investimento ficou na ilha Terceira”.
O projecto, que inclui também a criação de uma mascote e logotipo, prevê ainda a organização de um evento de limpeza, com várias edições, nas ilhas Graciosa e Terceira intitulado «Limpar Açores».
A GRATER colocou assim, a partir deste momento, à disposição destes municípios aspiradores urbanos para que estes, sendo detentores das competências necessárias possam proceder à limpeza das ruas de forma mais facilitada e eficaz fazendo ao mesmo tempo publicidade ao projecto, à GRATER e à acção comunitária.
 
GRATER NA
FEIRA DE AMBIENTE

 
Ainda no âmbito da promoção deste projecto, a GRATER participou no dia 7 de Junho na “Feira de Ambiente – De Pequenino se Torce o Pepino”, que decorreu no recinto de espectáculos do Parque Ambiental do Paul.
A iniciativa, organizada pela autarquia praiense em que participou a comunidade escolar da ilha Terceira, realizou-se no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente e do Dia Mundial da Criança e visou a sensibilização dos mais novos para a educação ambiental.
Diversas temáticas relacionadas com o meio ambiente e a divulgação das actividades desenvolvidas pelas diversas entidades dedicadas à educação e preservação dos recursos naturais estiveram em exposição.
Para além de divulgar os “Aspiradores Urbanos”, a GRATER no seu stand distribuiu pelas escolas, ATL´s e colégios, artigos de outros projectos de cooperação vocacionados para a sensibilização ambiental, como jogos didácticos, vídeos educacionais, merchandizing de sensibilização, entre outros.



  Outras Fotos

Dolfine.com (C) 2021